quarta-feira, 4 de março de 2009

Onde o homem quer chegar???










O mundo em que vivemos está virando de cabeça para baixo. Super potencias estão em crise, países pobres mais pobres ainda, pessoas matando pessoas.


E eu me pergunto onde tudo isso irá resultar? Será o homem é um animal racional??? Será realmente o ser 'mais evoluído'?



Primeiro essa história de mais ou menos evoluídos não existe. Cada ser vivo ocupa o pico da evolução de sua espécie, por esse motivo se encontra ainda sobrevivendo neste mundo, uma tartaruga é evoluída o suficiente pra rexistir a tantos anos, os peixes os vertebrados mais antigos, já passaram por vários eventos e sobreviveram, podemos considerá-los animais primitivos mas, em hipótese nenhuma podemos medir o mais ou menos evoluído .


Segundo será que o fato do Homo sapiens ter se estabelecido criado grandes cidades, ter dominado e manipulado quase todas as formas de vida ditas inferiores e dominar a fala torna ele dono do mundo? E que dono é esse que destrói sua propriedade? Nesse tempo todo que passei a observar outras formas de vida com um olhar diferente, confirmei uma coisa que sempre me atormentou, o homem é o único bicho que não cuida do que é seu, é um egoísta, só liga para as "coisas" que lhe serve.


A maioria dos animais e plantas convivem em harmonia, estabelecem relações, nem sempre são relações favoráveis a ambas as partes, mais a harmonia sempre está presente, seu comportamneto determina o meio que o cerca. Mais e o homem? Como ele interage com o seu meio?


Vejamos o exemplo das grandes civilizações. Cresceram e se desenvolveram a partir dos recursos que a natureza disponibilizava, estabeleceram moradia fixa, começaram a agricultura depois a criação de animais,começaram a 'dominar' a natureza em seu beneficio, cresceram tornaram-se grandes cidades e começaram a abusar deste poder. Começaram a mudar a natureza para atender as novas necessidades, atingiram seu auge e pela ação da ambição e do egoísmo acabaram destruídas. E o que temos hoje são ruínas , histórias e exemplos, não digo que só restaram coisas ruins, não, muito dos conhecimentos transmitidos por estes povoas são de grande valia para o nosso tempo, no entanto os homens não aprenderam com os erros de seus antepassados.


Será que o homem realmente evoluiu? Não sei, no aspecto biológico o homem evoluiu, mais no aspecto racional? Será que o comportamento humano evoluiu ou os hábitos maquiaram os instintos selvagens que o homem ainda possui em seu DNA? Institos de sobrevivencia e dominação sobre os mais fracos.


É natural do ser vivo nascer, crescer, reproduzir , envelhecer e morrer. O homem continua fazendo tudo isso, mais agora ele tenta manipular todos estes fatos, controla ou pelo menos tenta controlar o número de nascimentos, cresce muito mais do que antes, possui inúmeras técnicas para se reproduzir e os meios para seleção de seus parceiros deixaram de ser apenas a força e a capacidade de resitir ao ambiente em que vive, as pessoas procuram parceiros que sejam ricos, bonitos e se possível inteligentes ( que seleção é essa onde o dinheiro tem mais valor que seus atributos genéticos?) vivem muito mais e se acham no direito de se tornarem imortais.


Sinceramente, não sei como responder as perguntas que fiz no início deste texto, mais sei que se o homem não descer do pedestal em que se colocou, realmente não sobrará nada deste planeta. Acho que nem os peixes, as tartarugas, as bactérias e as baratas sobreviverão .




Nenhum comentário:

Postar um comentário