sábado, 7 de março de 2009

Julgamementos

Nesta semana estamos vendo a repercução da violência do nosso país, uma criança é estuprada e todos debatem o fato da excomunhão da família e dos promotores envolvidos no caso.
Não estou defendendo aborto ou qualquer coisa do tipo, só estou pasma com o que as pessoas acham do caso.
Ninguém parou pra discutir que uma criança foi violentada por uma pessoa que estava dentro de sua própria casa, alguém que deveria zelar e não ferir sua integridade.
O fato é que violência está em todo lugar, até dentro da nossa própria casa, é marido que bate em mulher, avô estuprando neta, mãe se aproveitando de seus filhos como aconteceu há pouco tempo aqui mesmo na Bahia, imagem horrível de uma mãe com seu próprio filho de cinco anos.
A violência não é só na rua não, não é só revolver e faca. O desrespeito ao próximo está cada vez mais longe. Desculpe o trocadilho mais agora eu acho que devemos temer os mais próximos. A segurança virou questão individual, se nem aqueles que têm a obrigação de manter os seus seguros estão fazendo, de quem podemos esperar tal coisa?
Alguém parou pra pensar o que está acontecendo agora com essa menina? Sim porque ela é uma criança de nove anos de idade, ela não tem idade, maturidade, nem corpo pra ter outras crianças, ninguém avaliou o que ela sentiu quando passou por essa violência toda nem o que está sentindo agora com o fato de que esperava duas crianças.
Olha só, ponham-se no lugar dela, uma menina de nove anos provavelmente deve estar na quarta série, você lembra o que fazia quando era quarta série? Eu era uma menina que só brincava e estudava, não tinha preocupações e meus pais eram o meu tudo. Imagine uma criança que tem um pai, porque afinal padrasto também é pai e tem suas responsabilidades, que faz o que esse ai fez. Por que uma pessoa se é que este pode ser chamado de pessoa, faz uma coisa desta, ele merece tudo o que existe de ruim. Um “gênio” desse merece muito mais que cadeia e excomunhão.
E as pessoas se preocupam em julgar aqueles que tentaram reparar um erro destes (de forma certa ou errada quem sou eu para avaliar), e estão sendo tratados de forma pior que o geniozinho que praticou toda essa atrocidade. GENTE ACORDA !!!! Isso tudo que está acontecendo é produto de uma sociedade corrompida por valores errados. É culpa de todos nós, é culpa do presidente, do pai, da mãe, do prefeito, da policia, da justiça, da injustiça, da educação ou falta dela, é culpa dos que fecham os olhos e que corrompem ao seu favor o que está acontecendo. Não acho correto acabar com a vida de ninguém, mais nesta situação qual vida não seria destruída? Qual o preço que se deve pagar por erros como esse?
A Mãe e a justiça agiram corretamente ao autorizar o aborto? A igreja está certa em excomungar estas pessoas? O Presidente foi errado em se pronunciar?
Gente o problema é muito maior do que se está comentando, a repercução foi deturpada, o fato aqui é a vida de uma criança que não se governa, não foi só a vida dos que não nasceram é a vida desta menina que nem sabe o quer ainda.




quarta-feira, 4 de março de 2009

Onde o homem quer chegar???










O mundo em que vivemos está virando de cabeça para baixo. Super potencias estão em crise, países pobres mais pobres ainda, pessoas matando pessoas.


E eu me pergunto onde tudo isso irá resultar? Será o homem é um animal racional??? Será realmente o ser 'mais evoluído'?



Primeiro essa história de mais ou menos evoluídos não existe. Cada ser vivo ocupa o pico da evolução de sua espécie, por esse motivo se encontra ainda sobrevivendo neste mundo, uma tartaruga é evoluída o suficiente pra rexistir a tantos anos, os peixes os vertebrados mais antigos, já passaram por vários eventos e sobreviveram, podemos considerá-los animais primitivos mas, em hipótese nenhuma podemos medir o mais ou menos evoluído .


Segundo será que o fato do Homo sapiens ter se estabelecido criado grandes cidades, ter dominado e manipulado quase todas as formas de vida ditas inferiores e dominar a fala torna ele dono do mundo? E que dono é esse que destrói sua propriedade? Nesse tempo todo que passei a observar outras formas de vida com um olhar diferente, confirmei uma coisa que sempre me atormentou, o homem é o único bicho que não cuida do que é seu, é um egoísta, só liga para as "coisas" que lhe serve.


A maioria dos animais e plantas convivem em harmonia, estabelecem relações, nem sempre são relações favoráveis a ambas as partes, mais a harmonia sempre está presente, seu comportamneto determina o meio que o cerca. Mais e o homem? Como ele interage com o seu meio?


Vejamos o exemplo das grandes civilizações. Cresceram e se desenvolveram a partir dos recursos que a natureza disponibilizava, estabeleceram moradia fixa, começaram a agricultura depois a criação de animais,começaram a 'dominar' a natureza em seu beneficio, cresceram tornaram-se grandes cidades e começaram a abusar deste poder. Começaram a mudar a natureza para atender as novas necessidades, atingiram seu auge e pela ação da ambição e do egoísmo acabaram destruídas. E o que temos hoje são ruínas , histórias e exemplos, não digo que só restaram coisas ruins, não, muito dos conhecimentos transmitidos por estes povoas são de grande valia para o nosso tempo, no entanto os homens não aprenderam com os erros de seus antepassados.


Será que o homem realmente evoluiu? Não sei, no aspecto biológico o homem evoluiu, mais no aspecto racional? Será que o comportamento humano evoluiu ou os hábitos maquiaram os instintos selvagens que o homem ainda possui em seu DNA? Institos de sobrevivencia e dominação sobre os mais fracos.


É natural do ser vivo nascer, crescer, reproduzir , envelhecer e morrer. O homem continua fazendo tudo isso, mais agora ele tenta manipular todos estes fatos, controla ou pelo menos tenta controlar o número de nascimentos, cresce muito mais do que antes, possui inúmeras técnicas para se reproduzir e os meios para seleção de seus parceiros deixaram de ser apenas a força e a capacidade de resitir ao ambiente em que vive, as pessoas procuram parceiros que sejam ricos, bonitos e se possível inteligentes ( que seleção é essa onde o dinheiro tem mais valor que seus atributos genéticos?) vivem muito mais e se acham no direito de se tornarem imortais.


Sinceramente, não sei como responder as perguntas que fiz no início deste texto, mais sei que se o homem não descer do pedestal em que se colocou, realmente não sobrará nada deste planeta. Acho que nem os peixes, as tartarugas, as bactérias e as baratas sobreviverão .