terça-feira, 2 de junho de 2009

Aula de Física para 8ª Série

Velocidade Média

Velocidade média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo.

Exercícios

1. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2. Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

3. Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?

4. Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6. No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7. Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?

8. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9. Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

10. Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

11. Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

12. Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso?

13. Determine a velocidade média do carro (em milhas por hora ) na animação acima.

Questões

1. Faça uma comparação entre as velocidades médias de: pessoas em passo normal, atletas, animais, aviões, trens e foguetes.

2. Como você faria para calcular a velocidade média de uma pessoa que caminha pela rua?

3. Qual a diferença entre velocidade instantânea e velocidade média?

TRANSFORMAÇÃO DA VELOCIDADE

Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.

1. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

3. Suponha que o carro acima percorra a pista com uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Em quantos segundos ele dá uma volta?

4. A distância de Madri a Nova Iorque é de aproximadamente 5600 quilômetros. Um avião percorre essa distância em 7 horas. Qual é a sua velocidade média?

Fonte: geocities.yahoo.com.br

sexta-feira, 22 de maio de 2009

sábado, 7 de março de 2009

Julgamementos

Nesta semana estamos vendo a repercução da violência do nosso país, uma criança é estuprada e todos debatem o fato da excomunhão da família e dos promotores envolvidos no caso.
Não estou defendendo aborto ou qualquer coisa do tipo, só estou pasma com o que as pessoas acham do caso.
Ninguém parou pra discutir que uma criança foi violentada por uma pessoa que estava dentro de sua própria casa, alguém que deveria zelar e não ferir sua integridade.
O fato é que violência está em todo lugar, até dentro da nossa própria casa, é marido que bate em mulher, avô estuprando neta, mãe se aproveitando de seus filhos como aconteceu há pouco tempo aqui mesmo na Bahia, imagem horrível de uma mãe com seu próprio filho de cinco anos.
A violência não é só na rua não, não é só revolver e faca. O desrespeito ao próximo está cada vez mais longe. Desculpe o trocadilho mais agora eu acho que devemos temer os mais próximos. A segurança virou questão individual, se nem aqueles que têm a obrigação de manter os seus seguros estão fazendo, de quem podemos esperar tal coisa?
Alguém parou pra pensar o que está acontecendo agora com essa menina? Sim porque ela é uma criança de nove anos de idade, ela não tem idade, maturidade, nem corpo pra ter outras crianças, ninguém avaliou o que ela sentiu quando passou por essa violência toda nem o que está sentindo agora com o fato de que esperava duas crianças.
Olha só, ponham-se no lugar dela, uma menina de nove anos provavelmente deve estar na quarta série, você lembra o que fazia quando era quarta série? Eu era uma menina que só brincava e estudava, não tinha preocupações e meus pais eram o meu tudo. Imagine uma criança que tem um pai, porque afinal padrasto também é pai e tem suas responsabilidades, que faz o que esse ai fez. Por que uma pessoa se é que este pode ser chamado de pessoa, faz uma coisa desta, ele merece tudo o que existe de ruim. Um “gênio” desse merece muito mais que cadeia e excomunhão.
E as pessoas se preocupam em julgar aqueles que tentaram reparar um erro destes (de forma certa ou errada quem sou eu para avaliar), e estão sendo tratados de forma pior que o geniozinho que praticou toda essa atrocidade. GENTE ACORDA !!!! Isso tudo que está acontecendo é produto de uma sociedade corrompida por valores errados. É culpa de todos nós, é culpa do presidente, do pai, da mãe, do prefeito, da policia, da justiça, da injustiça, da educação ou falta dela, é culpa dos que fecham os olhos e que corrompem ao seu favor o que está acontecendo. Não acho correto acabar com a vida de ninguém, mais nesta situação qual vida não seria destruída? Qual o preço que se deve pagar por erros como esse?
A Mãe e a justiça agiram corretamente ao autorizar o aborto? A igreja está certa em excomungar estas pessoas? O Presidente foi errado em se pronunciar?
Gente o problema é muito maior do que se está comentando, a repercução foi deturpada, o fato aqui é a vida de uma criança que não se governa, não foi só a vida dos que não nasceram é a vida desta menina que nem sabe o quer ainda.




quarta-feira, 4 de março de 2009

Onde o homem quer chegar???










O mundo em que vivemos está virando de cabeça para baixo. Super potencias estão em crise, países pobres mais pobres ainda, pessoas matando pessoas.


E eu me pergunto onde tudo isso irá resultar? Será o homem é um animal racional??? Será realmente o ser 'mais evoluído'?



Primeiro essa história de mais ou menos evoluídos não existe. Cada ser vivo ocupa o pico da evolução de sua espécie, por esse motivo se encontra ainda sobrevivendo neste mundo, uma tartaruga é evoluída o suficiente pra rexistir a tantos anos, os peixes os vertebrados mais antigos, já passaram por vários eventos e sobreviveram, podemos considerá-los animais primitivos mas, em hipótese nenhuma podemos medir o mais ou menos evoluído .


Segundo será que o fato do Homo sapiens ter se estabelecido criado grandes cidades, ter dominado e manipulado quase todas as formas de vida ditas inferiores e dominar a fala torna ele dono do mundo? E que dono é esse que destrói sua propriedade? Nesse tempo todo que passei a observar outras formas de vida com um olhar diferente, confirmei uma coisa que sempre me atormentou, o homem é o único bicho que não cuida do que é seu, é um egoísta, só liga para as "coisas" que lhe serve.


A maioria dos animais e plantas convivem em harmonia, estabelecem relações, nem sempre são relações favoráveis a ambas as partes, mais a harmonia sempre está presente, seu comportamneto determina o meio que o cerca. Mais e o homem? Como ele interage com o seu meio?


Vejamos o exemplo das grandes civilizações. Cresceram e se desenvolveram a partir dos recursos que a natureza disponibilizava, estabeleceram moradia fixa, começaram a agricultura depois a criação de animais,começaram a 'dominar' a natureza em seu beneficio, cresceram tornaram-se grandes cidades e começaram a abusar deste poder. Começaram a mudar a natureza para atender as novas necessidades, atingiram seu auge e pela ação da ambição e do egoísmo acabaram destruídas. E o que temos hoje são ruínas , histórias e exemplos, não digo que só restaram coisas ruins, não, muito dos conhecimentos transmitidos por estes povoas são de grande valia para o nosso tempo, no entanto os homens não aprenderam com os erros de seus antepassados.


Será que o homem realmente evoluiu? Não sei, no aspecto biológico o homem evoluiu, mais no aspecto racional? Será que o comportamento humano evoluiu ou os hábitos maquiaram os instintos selvagens que o homem ainda possui em seu DNA? Institos de sobrevivencia e dominação sobre os mais fracos.


É natural do ser vivo nascer, crescer, reproduzir , envelhecer e morrer. O homem continua fazendo tudo isso, mais agora ele tenta manipular todos estes fatos, controla ou pelo menos tenta controlar o número de nascimentos, cresce muito mais do que antes, possui inúmeras técnicas para se reproduzir e os meios para seleção de seus parceiros deixaram de ser apenas a força e a capacidade de resitir ao ambiente em que vive, as pessoas procuram parceiros que sejam ricos, bonitos e se possível inteligentes ( que seleção é essa onde o dinheiro tem mais valor que seus atributos genéticos?) vivem muito mais e se acham no direito de se tornarem imortais.


Sinceramente, não sei como responder as perguntas que fiz no início deste texto, mais sei que se o homem não descer do pedestal em que se colocou, realmente não sobrará nada deste planeta. Acho que nem os peixes, as tartarugas, as bactérias e as baratas sobreviverão .