quinta-feira, 13 de maio de 2010

Usina de Belo Monte X Respeito aos povos indigenas e a natureza

Nós, indígenas do Xingu, não queremos Belo Monte
Por Cacique Bet Kamati Kayapó, Cacique Raoni Kayapó Yakareti Juruna
Nós, indígenas do Xingu, estamos aqui brigando pelo nosso povo, pelas nossas terras, mas lutamos também pelo futuro do mundo
O presidente Lula disse na semana passada que ele se preocupa com os índios e com a Amazônia, e que não quer ONGs internacionais falando contra Belo Monte. Nós não somos ONGs internacionais.
Nós, 62 lideranças indígenas das aldeias Bacajá, Mrotidjam, Kararaô, Terra-Wanga, Boa Vista Km 17, Tukamã, Kapoto, Moikarako, Aykre, Kiketrum, Potikro, Tukaia, Mentutire, Omekrankum, Cakamkubem e Pokaimone, já sofremos muitas invasões e ameaças. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, nós índios já estávamos aqui e muitos morreram e perderam enormes territórios, perdemos muitos dos direitos que tínhamos, muitos perderam parte de suas culturas e outros povos sumiram completamente. Nosso açougue é o mato, nosso mercado é o rio. Não queremos mais que mexam nos rios do Xingu e nem ameacem mais nossas aldeias e nossas crianças, que vão crescer com nossa cultura.
Não aceitamos a hidrelétrica de Belo Monte porque entendemos que a usina só vai trazer mais destruição para nossa região. Não estamos pensando só no local onde querem construir a barragem, mas em toda a destruição que a barragem pode trazer no futuro: mais empresas, mais fazendas, mais invasões de terra, mais conflitos e mais barragem depois. Do jeito que o homem branco está fazendo, tudo será destruído muito rápido. Nós perguntamos: o que mais o governo quer? Pra que mais energia com tanta destruição?
Já fizemos muitas reuniões e grandes encontros contra Belo Monte, como em 1989 e 2008 em Altamira-PA, e em 2009 na Aldeia Piaraçu, nas quais muitas das lideranças daqui estiveram presentes. Já falamos pessoalmente para o presidente Lula que não queremos essa barragem, e ele nos prometeu que essa usina não seria enfiada goela abaixo. Já falamos também com a Eletronorte e Eletrobrás, com a Funai e com o Ibama. Já alertamos o governo que se essa barragem acontecer, vai ter guerra. O Governo não entendeu nosso recado e desafiou os povos indígenas de novo, falando que vai construir a barragem de qualquer jeito. Quando o presidente Lula fala isso, mostra que pouco está se importando com o que os povos indígenas falam, e que não conhece os nossos direitos. Um exemplo dessa falta de respeito é marcar o leilão de Belo Monte na semana dos povos indígenas.
Por isso nós, povos indígenas da região do Xingu, convidamos de novo o James Cameron e sua equipe, representantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre (como o movimento de mulheres, ISA e CIMI, Amazon Watch e outras organizações). Queremos que nos ajudem a levar o nosso recado para o mundo inteiro e para os brasileiros, que ainda não conhecem e que não sabem o que está acontecendo no Xingu. Fizemos esse convite porque vemos que tem gente de muitos lugares do Brasil e estrangeiros que querem ajudar a proteger os povos indígenas e os territórios de nossos povos. Essas pessoas são muito bem-vindas entre nós.
Nós estamos aqui brigando pelo nosso povo, pelas nossas terras, pelas nossas florestas, pelos nossos rios, pelos nossos filhos e em honra aos nossos antepassados. Lutamos também pelo futuro do mundo, pois sabemos que essas florestas trazem benefícios não só para os índios, mas para o povo do Brasil e do mundo inteiro. Sabemos também que sem essas florestas, muitos povos irão sofrer muito mais, pois já estão sofrendo com o que já foi destruído até agora. Pois tudo está ligado, como o sangue que une uma família.
O mundo tem que saber o que está acontecendo aqui, perceber que destruindo as florestas e povos indígenas, estarão destruindo o mundo inteiro. Por isso não queremos Belo Monte. Belo Monte representa a destruição de nosso povo.
Para encerrar, dizemos que estamos prontos, fortes, duros para lutar, e lembramos de um pedaço de uma carta que um parente indígena americano falou para o presidente deles muito tempo atrás: " Só quando o homem branco destruir a floresta, matar todos os peixes, matar todos os animais e acabar com todos os rios, é que vão perceber que ninguém come dinheiro " .
Cacique Bet Kamati Kayapó, Cacique Raoni Kayapó Yakareti Juruna, representando 62 lideranças indígenas da Bacia do Xingu
 
Pessoas pensem, cometem divulguem o que acham que é certo!
 
Email recebido em: 13/05/10
 
Para saber mais...
 

Parque Indígena do Xingu

 Os xinguanos lutam, desde a criação do parque, pela preservação do seu modo de vida, cada vez mais ameaçado.
Criado em 1961 anos pelos irmãos Villas Bôas para proteger os povos xinguanos do progresso predatório da região Centro-Oeste, o Parque Indígena do Xingu está hoje sob a administração dos próprios índios.
LINK: http://www.brasiloeste.com.br/xingu

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Evolução da Educação.

A Evolução da Educação.

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia… Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.


Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
  • ( )R$ 20,00
  • ( )R$ 40,00
  • ( )R$ 60,00
  • ( )R$ 80,00
  • ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
  • ( )SIM
  • ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
  • ( )R$ 20,00
  • ( )R$ 40,00
  • ( )R$ 60,00
  • ( )R$ 80,00
  • ( )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
  • ( )R$ 20,00
  • ( )R$ 40,00
  • ( )R$ 60,00
  • ( )R$ 80,00
  • ( )R$ 100,00
...

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável....

Todo mundo ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que ‘pensarão’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?


Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Aula de Física para 8ª Série

Velocidade Média

Velocidade média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo.

Exercícios

1. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2. Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

3. Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?

4. Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6. No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7. Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?

8. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9. Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

10. Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

11. Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

12. Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso?

13. Determine a velocidade média do carro (em milhas por hora ) na animação acima.

Questões

1. Faça uma comparação entre as velocidades médias de: pessoas em passo normal, atletas, animais, aviões, trens e foguetes.

2. Como você faria para calcular a velocidade média de uma pessoa que caminha pela rua?

3. Qual a diferença entre velocidade instantânea e velocidade média?

TRANSFORMAÇÃO DA VELOCIDADE

Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.

1. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

3. Suponha que o carro acima percorra a pista com uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Em quantos segundos ele dá uma volta?

4. A distância de Madri a Nova Iorque é de aproximadamente 5600 quilômetros. Um avião percorre essa distância em 7 horas. Qual é a sua velocidade média?

Fonte: geocities.yahoo.com.br

sexta-feira, 22 de maio de 2009

sábado, 7 de março de 2009

Julgamementos

Nesta semana estamos vendo a repercução da violência do nosso país, uma criança é estuprada e todos debatem o fato da excomunhão da família e dos promotores envolvidos no caso.
Não estou defendendo aborto ou qualquer coisa do tipo, só estou pasma com o que as pessoas acham do caso.
Ninguém parou pra discutir que uma criança foi violentada por uma pessoa que estava dentro de sua própria casa, alguém que deveria zelar e não ferir sua integridade.
O fato é que violência está em todo lugar, até dentro da nossa própria casa, é marido que bate em mulher, avô estuprando neta, mãe se aproveitando de seus filhos como aconteceu há pouco tempo aqui mesmo na Bahia, imagem horrível de uma mãe com seu próprio filho de cinco anos.
A violência não é só na rua não, não é só revolver e faca. O desrespeito ao próximo está cada vez mais longe. Desculpe o trocadilho mais agora eu acho que devemos temer os mais próximos. A segurança virou questão individual, se nem aqueles que têm a obrigação de manter os seus seguros estão fazendo, de quem podemos esperar tal coisa?
Alguém parou pra pensar o que está acontecendo agora com essa menina? Sim porque ela é uma criança de nove anos de idade, ela não tem idade, maturidade, nem corpo pra ter outras crianças, ninguém avaliou o que ela sentiu quando passou por essa violência toda nem o que está sentindo agora com o fato de que esperava duas crianças.
Olha só, ponham-se no lugar dela, uma menina de nove anos provavelmente deve estar na quarta série, você lembra o que fazia quando era quarta série? Eu era uma menina que só brincava e estudava, não tinha preocupações e meus pais eram o meu tudo. Imagine uma criança que tem um pai, porque afinal padrasto também é pai e tem suas responsabilidades, que faz o que esse ai fez. Por que uma pessoa se é que este pode ser chamado de pessoa, faz uma coisa desta, ele merece tudo o que existe de ruim. Um “gênio” desse merece muito mais que cadeia e excomunhão.
E as pessoas se preocupam em julgar aqueles que tentaram reparar um erro destes (de forma certa ou errada quem sou eu para avaliar), e estão sendo tratados de forma pior que o geniozinho que praticou toda essa atrocidade. GENTE ACORDA !!!! Isso tudo que está acontecendo é produto de uma sociedade corrompida por valores errados. É culpa de todos nós, é culpa do presidente, do pai, da mãe, do prefeito, da policia, da justiça, da injustiça, da educação ou falta dela, é culpa dos que fecham os olhos e que corrompem ao seu favor o que está acontecendo. Não acho correto acabar com a vida de ninguém, mais nesta situação qual vida não seria destruída? Qual o preço que se deve pagar por erros como esse?
A Mãe e a justiça agiram corretamente ao autorizar o aborto? A igreja está certa em excomungar estas pessoas? O Presidente foi errado em se pronunciar?
Gente o problema é muito maior do que se está comentando, a repercução foi deturpada, o fato aqui é a vida de uma criança que não se governa, não foi só a vida dos que não nasceram é a vida desta menina que nem sabe o quer ainda.